Geração Distribuída é o termo dado à energia elétrica gerada próxima aos clientes e conectada à rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras. Esse modelo conta com pequenas centrais geradoras que utilizam fontes renováveis de energia elétrica ou cogeração qualificada, conceito definido pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
 
Para efeitos de diferenciação:

Microgeração distribuída é referente à uma central geradora de energia elétrica com potência instalada menor ou igual a 75 quilowatts (kW)
 
Minigeração distribuída diz respeito às centrais geradoras com potência instalada superior a 75 kW e menor ou igual a 5 MW.
 
As solicitações de análise de projeto devem atender às normas e padrões técnicos contidos no normativo NOR.DISTRIBU-ENGE-0002 para Microgeração e NOR.DISTRIBU-ENGE-0111 para Minigeração. Clique aqui e acesse os normativos.
 
Informamos que os processos de distribuição de energia elétrica fazem parte de um conjunto de regras reguladas pela Aneel. Por isso, clique aqui e acesse ao Módulo 03 do PRODIST (Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional), nele estão as informações sobre acesso ao Sistema de Distribuição.
 
Assim, caso deseje enviar seu projeto de micro e minigeração ou solicitar vistoria e ligação, acesse a plataforma exclusiva da Neoenergia. É simples, bastar clicar no link abaixo e acessar a área logada do Portal de Geração Distribuída:



Portal de Geração Distribuída