Você pode gerar sua própria energia elétrica!

A partir de fontes renováveis ou cogeração qualificada, os clientes podem gerar energia elétrica para sua unidade consumidora. Para isso, é necessário instalar uma central microgeradora ou minigeradora em uma unidade consumidora já ligada ou ao solicitar uma nova ligação.

É permitido o uso de qualquer fonte renovável, além da cogeração qualificada, denominando-se microgeração distribuída a central geradora com potência instalada até 75 kW e minigeração distribuída aquela com potência acima de 75 kW e menor ou igual a 5 MW, conectadas na rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras.

Caso a energia injetada na rede seja superior à consumida, cria-se um “crédito de energia” que não pode ser revertido em dinheiro, mas pode ser utilizado para abater o consumo da unidade consumidora nos meses subsequentes ou em outras unidades de mesma titularidade, respeitando os percentuais de distribuição definidos para cada beneficiária, desde que todas as unidades estejam na mesma área de concessão, e com validade de 60 meses.

Para a instalação de sistemas de micro e minigeração distribuída, é fundamental que você conheça e atenda as exigências descritas nos normativos de conexão de Microgeradores e Minigeradores ao Sistema de Distribuição.

Criamos esse espaço com perguntas e respostas sobre Micro e Mini Geração Distribuída. Confira e informe-se!

Se você é cliente Baixa tensão (conectado em tensão 127V/220V) como residências, comércios, pequenas indústrias, atividades rurais, etc. e sem transformador particular, clique aqui.

Se você é cliente Média e alta tensão (conectado em tensão igual ou superior a 2,3kV), com carga instalada superior a 75.000W e transformador particular, clique aqui.

Modalidades de Consumo

Antes de solicitar o acesso a sua geração distribuída é necessário saber em qual modalidade de consumo se encaixa. Confira abaixo as modalidades disponíveis:

Múltiplas unidades consumidoras: caracterizado pela utilização da energia elétrica de forma independente, no qual cada fração com uso individualizado constitua uma unidade consumidora e as instalações para atendimento das áreas de uso comum constituam uma unidade consumidora distinta, de responsabilidade do condomínio, da administração ou do proprietário do empreendimento, com microgeração ou minigeração distribuída, e desde que as unidades consumidoras estejam localizadas em uma mesma propriedade ou em propriedades contíguas, sendo vedada a utilização de vias públicas, de passagem aérea ou subterrânea e de propriedades de terceiros não integrantes do empreendimento.

Geração compartilhada: caracterizada pela reunião de consumidores, dentro da mesma área de concessão ou permissão, por meio de consórcio ou cooperativa, composta por pessoa física ou jurídica, que possua unidade consumidora com microgeração ou minigeração distribuída em local diferente das unidades consumidoras nas quais a energia excedente será compensada.

Autoconsumo remoto: caracterizado por unidades consumidoras de titularidade de uma mesma Pessoa Jurídica, incluídas matriz e filial, ou Pessoa Física que possua unidade consumidora com microgeração ou minigeração distribuída em local diferente das unidades consumidoras, dentro da mesma área de concessão ou permissão, nas quais a energia excedente será compensada.

Etapas para solicitação do acesso a Geração Distribuída

Para solicitar o serviço basta acessar o Portal abaixo e você poderá solicitar o pedido exclusivamente de forma online. Cada vez que o processo avança, o consumidor receberá um e-mail notificando a mudança do status. Além disso, o Portal também dispõe de uma tela de acompanhamento online para consulta a qualquer tempo, sendo possível fazer o download do parecer de acesso e dos contratos de relacionamento.

Confira abaixo o fluxo do processo de geração distribuída da Neoenergia com maiores detalhes de cada etapa para que possa solicitar o serviço junto a distribuidora no conforto de sua casa ou escritório, utilizando nossos canais digitais:

    GD2.png


Faturamento e Compensação dos Créditos

O medidor de energia instalado em geração distribuída é um equipamento capaz de registrar, simultaneamente, tanto a energia que está sendo consumida quanto a que está sendo injetada na rede elétrica da distribuidora.

O consumidor pode gerar e consumir energia ao mesmo tempo. Nos momentos em que a geração é maior que o consumo, o sistema irá injetar energia na rede da distribuidora e o medidor irá computar energia injetada; de modo contrário, nos momentos em que a geração é menor que o consumo, o consumidor irá utilizar energia elétrica da distribuidora e o medidor irá computar energia consumida.

Ao final do mês (ciclo de leitura), a distribuidora calcula a diferença entre o que foi injetado na rede e o que foi consumido pelo consumidor. Se esse saldo for positivo, o cliente contará com um crédito de energia que tem validade de até 60 meses para ser consumido.

A lista de compensação deverá ser informada obrigatoriamente no momento da solicitação de acesso, onde o consumidor deverá informar os seus beneficiários e os respectivos percentuais de rateio de sua geração distribuída. Caso, o consumidor queira alterar os beneficiários é muito fácil, basta acessar o nosso site ou solicitar por meio da nossa central de atendimento exclusiva para clientes geração distribuída.

Links Úteis, Perguntas Frequentes e Normativos

Resoluções normativas (todas as distribuidoras):

·       414/2010: http://www2.aneel.gov.br/cedoc/ren2010414.pdf

·       482/2012: http://www2.aneel.gov.br/cedoc/bren2012482.pdf

·       687/2015: https://www2.aneel.gov.br/cedoc/ren2015687.pdf

·       PRODIST: https://www.aneel.gov.br/documents/656827/14866914/PRODIST-M%C3%B3dulo3_Revis%C3%A3o7/ebfa9546-09c2-4fe5-a5a2-ac8430cbca99   

Normas Técnicas:

·       Todas as distribuidoras:

DIS-NOR-031 - Conexão de Microgeradores ao Sistema de Distribuição

DIS-NOR-033 - Conexão de Minigeradores ao Sistema de Distribuição

 ·       Neoenergia Pernambuco:

NOR.DISTRIBU-ENGE-0002 – Conexão de Microgeradores ao Sistema de Distribuição;​​

NOR.DISTRIBU-ENGE-0111 – Conexão de Minigeradores ao Sistema de Distribuição;​

SM01.00-00.007 - Paralelismo Momentâneo de Gerador com o Sistema de Distribuição com Operação em Rampa;

VM02.00-00.001 - Acesso, Conexão e Uso do Sistema de Distribuição por Agentes Geradores de Energia Elétrica;

Projeto Modelo de Micro e Minigeração Distribuída.

Perguntas e Respostas (FAQ) - ANEEL: https://www.aneel.gov.br/documents/656827/15234696/FAQ+-V3_20170524/ab9ec474-7dfd-c98c-6753-267852784d86

Canais de Atendimento

Para maiores informações e serviços temos um canal telefônico exclusivo para assuntos relacionados à Micro e Minigeração Distribuída:

·     Neoenergia Pernambuco:

0800 031 1866 (ligação gratuita) das 8h às 20h

Dúvidas técnicas poderão ser enviadas para o e-mail: analise.projetospe@neoenergia.com